Definida celebração dos 110 anos da imigração
POLÍTICA 24/05/2018 - 21:19
 
 
Mel Tominaga

Junji trabalha no colegiado para marcar a data em nível nacional, fortalecendo a relação bilateral e os laços de amizade

O Congresso Nacional celebrará os 110 anos da imigração japonesa no Brasil com uma série de atividades, como informou o deputado federal Junji Abe (MDB-SP) que trabalha no Grupo Parlamentar Brasil-Japão para marcar o fato em nível nacional. “É um acontecimento de primeira grandeza! Retrata mais de um século de amizade, intercâmbios em todas as áreas do conhecimento humano e parcerias decisivas para o desenvolvimento socioeconômico da nação brasileira”, definiu.

Presidido pela deputada Keiko Ota (PSB-SP), o colegiado se reuniu, no final da tarde desta quarta-feira (23/05/2018), para consolidar a programação oficial. A sessão solene, alusiva à data, será no próximo dia 21, às 9h55, no Plenário Ulysses Guimarães. No período de 4 a 15 de junho, o Parlamento federal sedia a Exposição Hiroshima e Nagasaki – Do Fim ao Renascimento. O evento será aberto no dia 5, às 10 horas, no Espaço Mário Covas. Na sequência, no Auditório Nereu Ramos, serão exibidos filmes sobre a história das bombas atômicas lançadas sobre as duas cidades japonesas.

Para realizar a exposição, o grupo contou com o apoio de diversos parceiros, como  o Hiroshima Peace Memorial, responsável pelo material audiovisual, e FJM – Fundação João Mangabeira. “A ideia é mostrar como as cidades japonesas se reergueram do caos atômico, evidenciando uma das principais características do povo japonês, que é a superação”, pontuou Junji. Ele participou da reunião do colegiado, ao lado de Keiko e do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS).

Valorizando a culinária japonesa, já incorporada pelos brasileiros, a Semana Internacional Gastronômica trará pratos elaborados pelo chef da Embaixada do Japão no Brasil para os frequentadores dos restaurantes da Câmara e do Senado. O evento será realizado de 9 a 13 de julho.

Também como parte das comemorações, o Congresso Nacional ganhará iluminação especial ao longo do período entre 9 e 22 julho. As luzes trarão as cores da bandeira do Japão. “Simboliza nosso orgulho pelos 110 anos de amizade e cooperação mútua”, disse Junji, acrescentando que as festividades incluirão apresentações de taikô (tradicionais tambores nipônicos) e terão a participação de autoridades dos dois países, assim como de integrantes das entidades representativas da comunidade nipo-brasileira. 

Junji é filho e neto de imigrantes japoneses e, em 2014, ocupou a presidência do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, do qual fez parte durante seu primeiro mandato (fev-2011 a jan-2015) na Casa. Ele reassumiu o cargo na atual legislatura em 21 de fevereiro último.

 
 
Não esqueça de comentar
 
Pesquise em nosso Acervo
 
Leia também
  Renatinho busca recursos para a educação e saúde em Brasília
O vereador Ferrazense Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue (PPS), foi a Brasília na última te
 
  OEA enviará observadores que devem acompanhar eleições de outubro
A pouco mais de um mês das eleições, uma missão precursora de observadores estrangeiros designada pe
 
  Propaganda eleitoral paga na internet terá que ser identificada
Com o começo oficial da campanha eleitoral, teve início também a divulgação de publicidade voltada à
 
Publicidade
 
Em cima da Hora
  Pela primeira vez, TSE manda retirar fake news da internet
O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos determinou hoje (7) que o F
 
  Temer se reúne com presidentes da Assembleia de Deus no Brasil
O presidente Michel Temer, participa da Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Nacional das As
 
  Veja fatos que marcaram os dois anos do governo Temer
O presidente Michel Temer reúne nesta terça-feira (15), no Palácio do Planalto, a equipe ministerial
 

 

© 2018 JE - Jornal Evangélico - O Jornal Evangélico é uma publicação Interdenominacional.
Todos os direitos reservados.