Definida celebração dos 110 anos da imigração
POLÍTICA 24/05/2018 - 21:19
 
 
Mel Tominaga

Junji trabalha no colegiado para marcar a data em nível nacional, fortalecendo a relação bilateral e os laços de amizade

O Congresso Nacional celebrará os 110 anos da imigração japonesa no Brasil com uma série de atividades, como informou o deputado federal Junji Abe (MDB-SP) que trabalha no Grupo Parlamentar Brasil-Japão para marcar o fato em nível nacional. “É um acontecimento de primeira grandeza! Retrata mais de um século de amizade, intercâmbios em todas as áreas do conhecimento humano e parcerias decisivas para o desenvolvimento socioeconômico da nação brasileira”, definiu.

Presidido pela deputada Keiko Ota (PSB-SP), o colegiado se reuniu, no final da tarde desta quarta-feira (23/05/2018), para consolidar a programação oficial. A sessão solene, alusiva à data, será no próximo dia 21, às 9h55, no Plenário Ulysses Guimarães. No período de 4 a 15 de junho, o Parlamento federal sedia a Exposição Hiroshima e Nagasaki – Do Fim ao Renascimento. O evento será aberto no dia 5, às 10 horas, no Espaço Mário Covas. Na sequência, no Auditório Nereu Ramos, serão exibidos filmes sobre a história das bombas atômicas lançadas sobre as duas cidades japonesas.

Para realizar a exposição, o grupo contou com o apoio de diversos parceiros, como  o Hiroshima Peace Memorial, responsável pelo material audiovisual, e FJM – Fundação João Mangabeira. “A ideia é mostrar como as cidades japonesas se reergueram do caos atômico, evidenciando uma das principais características do povo japonês, que é a superação”, pontuou Junji. Ele participou da reunião do colegiado, ao lado de Keiko e do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS).

Valorizando a culinária japonesa, já incorporada pelos brasileiros, a Semana Internacional Gastronômica trará pratos elaborados pelo chef da Embaixada do Japão no Brasil para os frequentadores dos restaurantes da Câmara e do Senado. O evento será realizado de 9 a 13 de julho.

Também como parte das comemorações, o Congresso Nacional ganhará iluminação especial ao longo do período entre 9 e 22 julho. As luzes trarão as cores da bandeira do Japão. “Simboliza nosso orgulho pelos 110 anos de amizade e cooperação mútua”, disse Junji, acrescentando que as festividades incluirão apresentações de taikô (tradicionais tambores nipônicos) e terão a participação de autoridades dos dois países, assim como de integrantes das entidades representativas da comunidade nipo-brasileira. 

Junji é filho e neto de imigrantes japoneses e, em 2014, ocupou a presidência do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, do qual fez parte durante seu primeiro mandato (fev-2011 a jan-2015) na Casa. Ele reassumiu o cargo na atual legislatura em 21 de fevereiro último.

 
 
Não esqueça de comentar
 
Pesquise em nosso Acervo
 
Leia também
  Temer fala na Conamad sobre os caminhoneiros
Na presença de pastores da Igreja Assembleia de Deus de todo país, o presidente Michel Temer pediu o
 
  Temer anuncia pastor Ronaldo Fonseca como novo ministro
O presidente Michel Temer escolheu como novo ministro da Secretaria-Geral o deputado Ronaldo Fonseca
 
  Definida celebração dos 110 anos da imigração
O Congresso Nacional celebrará os 110 anos da imigração japonesa no Brasil com uma série de atividad
 
Publicidade
 
Em cima da Hora
  Pela primeira vez, TSE manda retirar fake news da internet
O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos determinou hoje (7) que o F
 
  Temer se reúne com presidentes da Assembleia de Deus no Brasil
O presidente Michel Temer, participa da Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Nacional das As
 
  Veja fatos que marcaram os dois anos do governo Temer
O presidente Michel Temer reúne nesta terça-feira (15), no Palácio do Planalto, a equipe ministerial
 

 

© 2018 JE - Jornal Evangélico - O Jornal Evangélico é uma publicação Interdenominacional.
Todos os direitos reservados.