Carreta da Mamografia começa a atender nesta terça em Itaquá
SAÚDE 28/11/2017 - 11:20
 
 

Pedido, foi intermediado pelo vereador Rolgaciano Fernandes; equipamento ficará na cidade até 16 de dezembro, atendimento aberto ao público poderá ser feito até o próximo dia 14

Começou hoje às 9 horas da manhã, o atendimento na carreta da mamografia Mulheres de Peito iniciará os atendimentos e a realização de exames em Itaquaquecetuba. O vereador Rolgaciano Fernandes Almeida (PODE), vistoriou o local onde foi feita a instalação do equipamento. A expectativa é atender mais de mil itaquaquecetubenses no período de 30 dias.

A carreta está instalada em frente a Igreja Matriz, na Praça Padre João Álvares, estará no local até 16 de dezembro, no entanto, o atendimento aberto ao público será até o dia 14, os últimos dois dias serão reservados para pacientes convocadas. Os exames se estendem para ultrassom, biopsia e punção, nos casos em que houver necessidade. A expectativa é que a unidade acabe com a fila de espera por este exame na cidade.

Sensibilizado com a importância da conscientização, prevenção e o diagnóstico precoce sobre a saúde feminina, o parlamentar solicitou do Governo do Estado de São Paulo, a vinda do equipamento. O pedido foi encaminhado ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

 

Com isso será possível zerar a fila de espera pelo exame na cidade, uma vez que o aparelho do Hospital Santa Marcelina, que realiza exames de mamografia, encontra-se quebrado há mais de quatro meses e sem condições para conserto.

“Não será necessário fazer agendamento prévio. De segunda a sexta-feira, serão distribuídas 50 senhas de atendimento, por ordem de chegada – os profissionais da saúde realizarão o exame das 9h às 17h. Já nos sábados, a carreta da mamografia oferecerá 25 senhas, com atendimento das 9h às 12h”, explicou Rolgaciano.

Mulheres a partir de 35 anos poderão fazer o exame gratuito de mamografia. Para tanto, deverão apresentar no ato do atendimento o pedido médio (particular ou SUS), cartão SUS e RG. Mulheres com idade acima de 50 anos devem apresentar apenas o cartão SUS e RG, não sendo obrigatório a apresentação do pedido médico.

“O exame previne e possibilita a detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma”, alertou o vereador.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

“A unidade móvel que está em Itaquaquecetuba contará com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista”, disse Rolgaciano Fernandes.

As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sairá em até 48 horas após a realização do procedimento.

 
 
Não esqueça de comentar
 
Pesquise em nosso Acervo
 
Leia também
  Saúde de Poá vacina mais de 4.600 pessoas contra a gripe
Teve continuidade nesta segunda-feira (7/5), no Centro Dia do Idoso, em Poá, a 20ª Campanha Nacional
 
  Carreta da Mamografia começa a atender nesta terça em Itaquá
Começou hoje às 9 horas da manhã, o atendimento na carreta da mamografia Mulheres de Peito iniciará
 
  Bairro Lindo na Vila Princesa Isabel Guainases
Neste último sábado (25/11) aconteceu a 7ª edição do Bairro Lindo na Vila Princesa Isabel com divers
 
Publicidade
 
Em cima da Hora
  Pela primeira vez, TSE manda retirar fake news da internet
O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos determinou hoje (7) que o F
 
  Temer se reúne com presidentes da Assembleia de Deus no Brasil
O presidente Michel Temer, participa da Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Nacional das As
 
  Veja fatos que marcaram os dois anos do governo Temer
O presidente Michel Temer reúne nesta terça-feira (15), no Palácio do Planalto, a equipe ministerial
 

 

© 2018 JE - Jornal Evangélico - O Jornal Evangélico é uma publicação Interdenominacional.
Todos os direitos reservados.