Suzano realiza 1ª caminhada de prevenção do câncer bucal
SAÚDE 13/11/2017 - 10:10
 
 

Ação teve o objetivo de alertar as pessoas sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da enfermidade, que atinge cerca de 15 mil brasileiros por ano

Mais de mil pessoas participaram da 1ª Caminhada de Prevenção do Câncer Bucal realizada na manhã deste sábado (11/11) em Suzano. A ação teve o objetivo de alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da enfermidade, que atinge cerca de 15 mil brasileiros por ano. De iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, o evento faz referência à Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, instituída pela lei federal nº 13.230/2015, de 28 de dezembro de 2015.

A concentração, que teve início às 9 horas, na Praça Cidade das Flores, ao lado do Paço Municipal, foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, além dos secretários municipais Luis Claudio Rocha Guillaumon (Saúde) e Carlos Toshiharo Watanabe (Meio Ambiente). Os vereadores Rogério Gomes do Nascimento e Neusa dos Santos Oliveira também marcaram presença.

Inicialmente, os cidadãos participaram da ginástica Liang Gong. Logo após, seguiram para caminhada, que passou pelas ruas Baruel, General Francisco Glicério, Portugal Freixo, Benjamin Constant e Tiradentes.

Segundo o titular da Saúde de Suzano, além da caminhada, também foram distribuídos panfletos informativos à população e, na oportunidade, os profissionais orientaram sobre sintomas do câncer de boca, tratamento e a necessidade do autoexame, que pode ser feito em casa. Também é estabelecida como prioridade a realização de exames preliminares para a detecção de sinais da doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

“Em Suzano, neste ano, seis pessoas foram diagnosticadas com câncer bucal. Por isso, é fundamental o diagnóstico precoce, uma vez que as chances de cura chegam a 90%. Porém, atualmente, 70% dos casos têm sido descobertos em estágios avançados, o que dificulta o tratamento e, inclusive, pode deixar sequelas no paciente, podendo levar à óbito”, informou Guillaumon.

Para que os dados fossem apresentados ao público presente, uma roda de conversa foi promovida, entre 11h45 e 12h15, tendo à frente os pacientes que foram tratados e salvos da doença.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o trabalho de conscientização e de prevenção auxilia a detectar a enfermidade e a trata-la adequadamente. “O evento foi um sucesso. Conseguimos transmitir nossa mensagem aos suzanenses. Caso seja detectado algum problema bucal, recomendamos que procurem o posto de saúde mais próximo de sua casa e realize o tratamento. A prevenção é o melhor remédio”, concluiu.          

Foto: Wanderley Costa
 
 
Não esqueça de comentar
 
Pesquise em nosso Acervo
 
Leia também
  Saúde de Poá vacina mais de 4.600 pessoas contra a gripe
Teve continuidade nesta segunda-feira (7/5), no Centro Dia do Idoso, em Poá, a 20ª Campanha Nacional
 
  Carreta da Mamografia começa a atender nesta terça em Itaquá
Começou hoje às 9 horas da manhã, o atendimento na carreta da mamografia Mulheres de Peito iniciará
 
  Bairro Lindo na Vila Princesa Isabel Guainases
Neste último sábado (25/11) aconteceu a 7ª edição do Bairro Lindo na Vila Princesa Isabel com divers
 
Publicidade
 
Em cima da Hora
  Pela primeira vez, TSE manda retirar fake news da internet
O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos determinou hoje (7) que o F
 
  Temer se reúne com presidentes da Assembleia de Deus no Brasil
O presidente Michel Temer, participa da Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Nacional das As
 
  Veja fatos que marcaram os dois anos do governo Temer
O presidente Michel Temer reúne nesta terça-feira (15), no Palácio do Planalto, a equipe ministerial
 

 

© 2018 JE - Jornal Evangélico - O Jornal Evangélico é uma publicação Interdenominacional.
Todos os direitos reservados.