Suzano dá inicio a programa de saúde para servidores
SAÚDE 08/04/2017 - 11:05
 
 
Carla Fiamini 

Iniciativa está sendo colocada em prática pelo Poder Executivo em parceria com a empresa Aché – Laboratórios Farmacêuticos

A Prefeitura de Suzano-SP assinou, na manhã desta sexta-feira (7 de abril), um termo de autorização com a empresa Aché – Laboratórios Farmacêuticos, para a realização de um trabalho conjunto que identifique junto aos quase 5 mil servidores municipais fatores de risco para doenças cardiovasculares e relacionadas ao metabolismo. Logo após a confirmação da parceria, que ocorreu no Paço Municipal “Prefeito Firmino José da Costa” (rua Baruel, 501 – centro), teve início a abordagem aos funcionários públicos, na própria sede do Poder Executivo.

A reunião que marcou a assinatura do termo entre a administração municipal suzanense e a empresa farmacêutica contou com a presença do gerente distrital da Aché, João Bosco Mesquita de Andrade, e da secretária de Administração do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi, Cintia Renata Lira da Silva. O vereador Leandro Alves de Faria, um dos idealizadores do projeto que está sendo colocado em prática pelo Executivo e o laboratório, também participou das tratativas.   

A iniciativa tem o objetivo de realizar a triagem dos trabalhadores e aferir a pressão arterial dos mesmos, além de medir a taxa de glicemia. Caso seja necessário, em razão da identificação de problemas de saúde, os servidores são encaminhados para tratamento, sobretudo  os que se encaixam em grupos de risco para doenças cardiovasculares e metabólicas, como hipertensão e diabetes.

Dependendo do quadro médico que apresenta, o funcionário é direcionado a um médico do trabalho, para acolhimento especializado, bem como para dar início a tratamento adequado. Além da prescrição de remédios, está prevista no programa “Cuidados pela Vida – Benefícios para uma vida melhor”, oferecido pela Prefeitura de Suzano e pela Aché, a atuação de psicólogos, de enfermeiros, de fisioterapeutas e de nutricionistas, mediante à necessidade de cada caso clínico.

Para a ação de hoje, foi estabelecido no Paço Municipal um posto, onde foram oferecidos exames. Na ocasião, os participantes ainda responderam a um questionário sobre hábitos alimentares e condições pré-existentes. Após passarem pelas avaliações, os servidores receberam um kit, contendo fita métrica, porta-medicamentos, uma nécessaire e folhetos explicativos.

A secretária de Administração de Suzano comemorou a parceria com o laboratório farmacêutico:

“A ideia é contribuir com o ambiente de trabalho da administração pública, oferecendo aos servidores informações e condições para que tenham uma vida mais saudável. Esta iniciativa também auxilia na potencial redução de casos de afastamento por doenças”, complementou.

Segundo Ashiuchi, a iniciativa será levada a todas as repartições da prefeitura, com o objetivo de atender o maior número possível de funcionários:

“Vamos estabelecer que esta ação ocorra a cada dia num local diferente da administração municipal. Vamos atender aos funcionários no Paço (Municipal), no Centro Unificado de Serviços, na Secretaria de Educação e na garagem da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos. Temos que prezar pela saúde dos quase 5 mil homens e mulheres que trabalham arduamente para nossa população”, observou o gestor.

Foto: Irineu Jr. 

 

 
 
Não esqueça de comentar
 
Pesquise em nosso Acervo
 
Leia também
  Suzano dá inicio a programa de saúde para servidores
A Prefeitura de Suzano-SP assinou, na manhã desta sexta-feira (7 de abril), um termo de autorização
 
  Preços de remédios sobem até 4,76%
O Diário Oficial da União publica hoje (31) resolução do Conselho de Ministros da Câmara de Regulaçã
 
  Maggi diz que divulgará nome e dados de empresas
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse hoje (19) que a China e a União Europeia pediram info
 
Publicidade
 
Em cima da Hora
  Vereador Lisandro de Suzano solicita aplicação de leis em Suzano
O vereador Lisandro Frederico solicitou que a Prefeitura de Suzano aplique a lei que concede o direi
 
  Pós-graduação da Piaget abre inscrições em seis cursos em Suzano
Profissionais experientes bem como recém-formados precisam, de tempos em tempos, atualizar conhecime
 
  Senado decide instaurar CPI para apurar tragédia de Brumadinho
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), informou hoje (27) que a Casa vai abrir uma Comiss
 

 

© 2016 JE - Jornal Evangélico - O Jornal Evangélico é uma publicação Interdenominacional.
Todos os direitos reservados.