Festival do Meio Ambiente em Suzano
POLÍTICA 19-06-2017 - 13:16
   
 
Carla Fiamini 

Abrigado no Parque Municipal "Max Feffer", evento vai abarcar diversas atividades voltadas à preservação de recursos naturais, à sustentabilidade e à posse-responsável de animais domésticos; de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programação vai ocorrer entre 9 e 16 horas e deve reunir mais de 3 mil pessoas

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano-SP promove no próximo dia 25 (domingo) a primeira edição do "Festival do Meio Ambiente". Pelo menos 3 mil pessoas, entre adultos e crianças, são esperadas no Parque Municipal “Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), onde será realizado o evento. Atividades voltadas à preservação de recursos naturais, à sustentabilidade e à posse-responsável de animais domésticos farão parte da programação, que vai acontecer das 9 às 16 horas, com entrada franca.

De acordo com o chefe da pasta de Meio Ambiente de Suzano, Carlos Toshiharo Watanabe, o objetivo da iniciativa é proporcionar um dia de ações que valorizem o desenvolvimento sustentável, bem como boas práticas ambientais, por meio de palestras, intervenções artísticas, como dança e peças de teatro, e exposições (confira quadro completo de atividades abaixo). O "Festival do Meio Ambiente" está sendo organizado pelo governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado oficialmente em 5 de junho (segunda-feira):

“Teremos uma programação bem diversificada, com atividades para pessoas de todas as idades. Não faltarão música, brincadeiras, teatro e exposições. Será um dia para refletirmos sobre a importância do Meio Ambiente em nossas vidas, sobre nossas responsabilidades quanto ao assunto e sobre o papel do poder público neste segmento, não apenas quanto à preservação, mas, também, quanto à fiscalização e os trabalhos de conscientização que devem ser realizados com incisão”, detalha Watanabe.

Ainda segundo o secretário municipal, o "Max Feffer" será organizado por setores para abrigar o evento, por meio de tendas. Em cada uma das áreas do "Festival do Meio Ambiente", os frequentadores vão encontrar grande diversidade em ações gratuitas. A abertura oficial da iniciativa está marcada para acontecer às 9 horas, com direito a presença de autoridades de Suzano e região e vinculadas a entidades e a organizações engajadas na questão do Meio Ambiente:

“Este é um tema (Meio Ambiente) de grande amplitude e que deve ser debatido junto à comunidade. Por exemplo, às vezes, a mesma pessoa que reclama da poluição de um rio ou de um córrego, acaba jogando bituca de cigarro no chão. A conscientização e, principalmente, as atitudes têm de partir de todo mundo. E isso começa nos pequenos detalhes”, enfatiza o gestor.

Dado importante

Levantamento da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano aponta que aproximadamente 65% do território suzanense corresponde a áreas de mananciais. Desta forma, Watanabe defende que a proteção e a preservação dos recursos naturais, bem como o equilíbrio ambiental são primordiais na construção de uma cidade mais sustentável:

"Os números falam por si. Acredito que esta primeira edição do 'Festival do Meio Ambiente' pode se tornar um marco inicial na implantação de uma série de ações a serem incorporadas no plano de trabalho de cada Secretaria Municipal, pois é preciso levar o assunto mais a sério. Vale, inclusive, lembrar que 11 secretarias, além do Saspe (Serviço de Atendimento Social e Projetos Especiais) estão envolvidos neste evento, que tem tudo para ser um sucesso”, finaliza.

Serviço:

"1º Festival do Meio Ambiente"

Data: 25 de junho (domingo)

Local: Parque Municipal “Max Feffer

Endereço: avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador

Horário: das 9 às 16 horas

Abertura oficial: às 9 horas

Realização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Entrada franca

 

Estrutura

Setor 1 – Vivencial

oficinas / palestras / feira de desapego

 

Setor 2 – Cultural

teatro / música / dança / contação de histórias / feira de artesanato

 

Setor 3 – Causa Animal

doação dos animais do Canil Municipal / estandes de empresas / show de agility / exposição da Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental / apresentação do Canil do 32º Batalhão da Polícia Militar (PM)

 

Setor 4 – Saúde

Atividade física (yoga, lian gong e zumba) / feira de produtores orgânicos / campanhas preventivas ligadas ao desequilíbrio ecológico / saúde bucal / aferição de pressão arterial

 

Setor 5 – Educacional

Exposição de trabalhos de escolas particulares, de universidades e de escolas técnicas

 

Fonte: SCS/ Foto:Irineu Júnior
 
 
 
 
Pesquise em nosso Acervo
 
Leia também
  Gilmar Mendes quer proibir igrejas de lançar candidatos
Após as votações desta semana, o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ganhou grande destaqu
 
  Oficina de reciclagem fecha Semana do Meio Ambiente
Foi finalizada nesta sexta-feira (9) a Semana do Meio Ambiente em Poá, planejada em comemoração ao D
 
  Grupo Se Ligue e ONG PAS se unem para ação em Ferraz
O Grupo Se Ligue e a Organização Não Governamental (ONG) Projeto Adote Suzano (PAS), promovem, a par
 
Publicidade
 
Em cima da Hora
  Inflação do aluguel, IGP-M acumula 3,48% em 12 meses
A segunda prévia de abril do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) acusou deflação (queda de preç
 
  EUA lançam dezenas de mísseis contra aeroporto na Síria
Forças militares dos Estados Unidos lançaram nesta quinta-feira (6) dezenas de mísseis de cruzeiro c
 
  IPC-S sobe e fecha março com inflação de 0,47%
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou março com uma taxa de inflação de 0,47%. Ela
 

 

© 2016 JE - Jornal Evangélico - O Jornal Evangélico é uma publicação Interdenominacional.
Todos os direitos reservados.